Franquias de sucesso – Tudo o que você precisa saber sobre Franquias

Você está procurando por franquias de sucesso para investir, mas não sabe qual é a ideal para seu perfil? Existem muitas franquias interessantes no mercado, entretanto, nem tudo irá prosperar em qualquer situação. É preciso entender cada tipo de franquia e escolher a mais indicada para você.

Muitos brasileiros que procuram empreender enxergam nas franquias uma ótima oportunidade de negócio. E realmente são! Pois você utilizará um modelo que tem o sucesso comprovado. Ou seja, se você escolher uma franquia de acordo com seu estilo empreendedor e administrá-la corretamente, sem dúvidas você conseguirá lucrar bastante com seu negócio.

Então, a ideia desse post é o ajudar a escolher uma franquia que se adeque aos seus objetivos e que faça mais sentido para você, aumentando assim as chances de sucesso. Diversas pessoas insistem em franquias somente pelo nome da marca, mas não adianta possuir um negócio com o qual você não tem nenhuma identificação, pois isso leva à desmotivação e, consequentemente, ao fracasso. Veja nossas dicas e não se perca na hora de escolher a franquia perfeita para você.

 

Franchising vale a pena?

Antes de mais nada, você deve estar se perguntando se abrir uma franquia realmente vale a pena. A verdade é que há pontos positivos e negativos em ser um franqueado. Por isso, o ideal é que você analise cada aspecto e veja se essa é a opção de negócio que mais se adequa aos seus objetivos, necessidades e possibilidade de investimento financeiro.

Vantagens de abrir uma franquia

Um dos pontos positivos das franquias é o fato de que elas são marcas já estabelecidas, muito bem planejadas e com uma organização bastante delineada. Ou seja, são negócios de menor risco. Além disso, você poupará tempo em algumas etapas de planejamento, pois a maior parte das informações obedece a um modelo pré-estabelecido pela rede de franquias.

Vale pontuar ainda que a franquia também pode ser uma opção de negócio, não só segura, como lucrativa. Já que muitas das empresas que possuem franquia têm uma marca fortemente reconhecida pelo mercado. Inclusive, muitas vezes o retorno financeiro é mais rápido que na criação de uma empresa do zero. Estima-se que em 2 anos você poderá estar recolhendo lucros seu negócio franqueado.

Outra vantagem das franquias é uma relação mais fácil com os fornecedores, pois, muitas vezes, eles já são parceiros das empresas que possuem a rede de franquias. Além disso, como os produtos são pedidos em grande escala, há uma boa possibilidade de conseguir descontos, gastando bem menos ao adquirir mercadorias.

Desvantagens de abrir uma franquia

No entanto, franquias não têm apenas um lado positivo, há também desvantagens neste processo. Um dos pontos negativos em ser um franqueado que mais incomoda os empreendedores é não poder tomar todas decisões em seu negócio e não ser seu próprio chefe. Isso se dá por ser sempre necessário prestar contas aos franqueadores.

Ademais, é imprescindível que sejam seguidas as orientações da marca ao estabelecer a franquia. Não só quanto aos produtos e serviços, mas também em relação à estrutura do local, incluindo decoração, utensílios e muito mais. Caso alterações sejam feitas, você deverá pagar uma multa ao franqueador. Ou seja, o franqueado não fica independente, mesmo tendo comprado seu negócio, é preciso estar ciente disso.

Mas apesar das dificuldades, se uma franquia for estruturada com dedicação e conhecimento adequado de mercado, há boas chances dela se tornar uma franquia de sucesso. Por isso, não tenha medo de abrir sua franquia, mas o faça com cuidado e bastante planejamento.

Vantagens e desvantagens de uma franquia

Franquias baratas

Agora que você já sabe que investir em franquias pode ser um negócio lucrativo, aumentou sua vontade de empreender, não é? Se você ficou animado, mas não tem muito dinheiro no bolso no momento, não se preocupe! Há muitas franquias baratas no mercado, que são uma ótima oportunidade para quem quer abrir seu próprio negócio gastando pouco.

Muitos pensam que quando falamos em franquias baratas, ainda assim estamos nos referindo a negócios que precisarão de alguns milhares de reais para entrar em funcionamento. Mas isso não é verdade. Existem franquias com valores menores que três mil reais!

Essas franquias também são conhecidas como microfranquias. Elas são modelos de negócios enxutos, próprios para gerar bons lucro a um custo baixo de instalação, operação e manutenção. Esses modelos de franquias podem ser estabelecimentos de alimentação, serviços de limpeza, agências de turismo, uma cafeteria e muitas outras opções.

Mas calma, lembre-se que você não deve comprar um negócio apenas pelo valor, é preciso que exista um processo de pesquisa e análise antes de escolher. Por isso, separamos algumas franquias baratas para você conhecer. Veja quais se encaixam em seu orçamento e planejamento.

Franquias baratas: IE intercâmbio

O mercado de turismo e intercâmbios é um dos mais promissores para quem quer investir em uma franquia barata. Uma das empresas com grande destaque nesse ramo é a IE intercâmbio. Ela está há 20 anos no mercado de viagens e vem crescendo bastante recentemente, cerca de 27% no último ano. A empresa trabalha com diversos serviços, como cursos de idiomas, intercâmbios de estudo e trabalho, work experience, high school, universidades e viagens turísticas.

  • Negócio: Intercâmbios no Exterior e viagens
  • Investimento inicial: 3 mil reais
  • Tempo de retorno de investimento: 12 a 24 meses

Franquias baratas: Padaria Pet

Outra microfranquia que está em alta é a da Padaria Pet. Essa é uma rede franqueadora que comercializa produtos alimentícios para cães e gatos, como petiscos e produtos de confeitaria. O negócio ainda tem poucas unidades em funcionamento, apenas 5, mas pretende chegar à marca de 80 franqueados até o fim de 2018. Além disso, existe a oportunidade de ter uma franquia online da loja, que é bem mais barata e simples. Em ambos casos o franqueado se torna um revendedor dos produtos da rede, seja pelo site, seja pela loja física.

  • Negócio: Produtos alimentícios para animais
  • Investimento inicial: 3 mil reais
  • Tempo de retorno de investimento: 12 a 18 meses

Franquias baratas: Acqio

Caso você esteja procurando uma franquia barata, mas que tenha a possibilidade de casa, a opção ideal é a Acqio. Ela é uma rede de franquias de maquininhas de cartão de crédito e débito, que tem como público alvo as pequenas e médias empresas. A marca já conta com mais de 650 unidade desde sua criação e espera quadruplicar esse número em 2018.

  • Negócio: Máquinas de cartão
  • Investimento inicial: 7,5 mil reais
  • Tempo de retorno de investimento: 4 a 12 meses

Franquias baratas: Clube Turismo

Se você está procurando uma franquia com diversas modalidades de negócio e a chance de ser bastante lucrativa, aposte no Clube do Turismo. Essa franquia, fundada em 2003, conta com mais de 450 franqueados nas modalidades loja, escritório e home office. O clube do turismo é especialista no agenciamento de viagens, o que pode ser percebido pela qualificação dos consultores home office e franqueados. Ela vem crescendo e se destacando bastante nos últimos anos, tendo ganhado em 2017 o prêmio de Melhor Franquia de Cultura e Lazer do Brasil.

  • Negócio: Agência de Viagens
  • Investimento inicial: 5,9 mil reais
  • Tempo de retorno de investimento: 4 a 24 meses

franquias cacau show

Franquias de sucesso para investir

Caso você tenha um pouco mais de dinheiro guardado para investimentos, uma boa alternativa é apostar em uma das grandes franquias de sucesso brasileiras. Elas movimentam milhões de reais anualmente e, se administradas corretamente, são garantia de muito lucro em um período de tempo relativamente curto. Listamos algumas opções de franquias de sucesso que você não pode deixar de conhecer, confira.

Franquias de sucesso: Subway

O Subway é uma das maiores redes franqueadoras presentes no Brasil. Ela tem 1389 franquias espalhadas pelo país e também é uma das principais redes de fast food do mundo. A empresa fatura cerca de 10 bilhões de dólares pelo globo, sendo um dos fast foods mais lucrativos da atualidade, perdendo apenas para gigantes como o McDonalds. No entanto, ser um franqueado do Subway requer um grande investimento inicial, cerca de 270 mil pela franquia. Mas esse investimento vale muito a pena, pois esse negócio tem retorno bastante rápido e boa margem de lucro.

Franquias de sucesso: Boticário

Essa rede de perfumes e cosméticos está no topo das franquias que mais faturam há anos, por ser uma marca muito conhecida e amada pelos brasileiros. O Boticário é também a rede com maior número de unidades, somando 3691 unidades espalhadas pelo Brasil. A franquia, apesar de não ser barata, tem um preço bastante acessível, custando em torno de 150 mil reais.

Franquias de sucesso: Cacau Show

Outra franquia de sucesso é a conhecida marca de chocolates Cacau Show. Ela conta com mais de mil franquias e seu faturamento gira em torno de 2 bilhões de reais. A maior vantagem dessa franquia é que, apesar dela ser muito conhecida e fazer bastante sucesso, adquirir uma loja não é tão caro. É preciso cerca de 90 mil reais e o retorno desse investimento é bem rápido.

Franquias de sucesso: Hering

Caso você procure investir em uma franquia de roupas, a melhor nesse ramo é a Hering. Essa empresa nasceu como uma tecelagem em Santa Catarina, mas hoje está presente em todos os estados brasileiros. Essa franquia é bastante lucrativa por se tratar de uma marca muito famosa. Entretanto, é preciso um grande investimento para abrir uma loja Hering, cerca de 560 mil reais.

Franquias de sucesso: Red Balloon

A Franquia de Escola de Inglês Red Balloon foi fundada em 1969 com uma única visão: Ensinar inglês apenas para crianças e adolescentes.

Com uma metodologia absolutamente inovadora, formamos nossa primeira turma, depois outra, e assim ajudamos a construir uma nova geração. É justamente esse o nosso maior orgulho: ver que hoje os nossos alunos são, em grande parte, filhos de ex-alunos, profissionais bem sucedidos, pais e mães dedicados.

Não ministramos aulas para adultos. Somos uma escola exclusiva para alunos que se encontram na faixa dos 03 aos 17 anos. Só assim conseguimos explorar e respeitar ao máximo a capacidade e a criatividade infantil, garantindo a qualidade de ensino.

Nosso objetivo maior vai além da qualidade linguística.

Nos empenhamos em transformar alunos em melhores cidadãos.

Atualmente somos uma rede com mais de 22.000 alunos em todo o Brasil. Com dezenas de unidades de rua e diversas operações In School dentro das melhores escolas do país.

Franquias de sucesso: Red Balloon

Maior ticket médio da categoria

A Red Balloon atende alunos premium, com uma média de 8 anos de permanência na escola.

Nosso modelo oferece exclusividade definida em regiões de atuação, proporcionando solidez para seu investimento e resultados para seu negócio.

Dados sobre a franquia Red Balloon

Investimento a partir de R$580.000
Data de fundação – 1969
Data da franquia – 1999
Número de unidades próprias – 8
Número de unidades franqueadas – 140
Associada à ABF – Sim
Segmento de atuação – Ensino e Educação
Tipo de negócio – Franquia de Escolas de Idioma

franquias Hering

Franquias home office

Uma das tendências presentes na atualidade é o home office. Muitas empresas estão optando por trabalhar de casa para redução de custos e maior comodidade dos funcionários. No ramo de franquias essa tendência também tem crescido bastante.

As franquias home office, ou franquias online, são modelos de negócios que surgiram para facilitar a vida de quem deseja empreender e prefere montar seu negócio em casa. Além disso, essas franquias são super vantajosas, pois têm baixo custo por não exigirem investimento para instalação e nem gastos com aluguéis, já que você trabalhará da sua própria casa.

Franquias home office: Expense Reduction Analysts

A ERA – Expense Reduction Analysts é uma das maiores e mais conhecidas consultorias de gerenciamento de custos e gastos, operando globalmente pelo sistema de franquias.

São executivos especializados em analisar, otimizar e reduzir custos para que as empresas tenham maior lucratividade. O foco da ERA é auxiliar os gestores das empresas a melhorar o fluxo de caixa, diminuindo gastos desnecessários e que, em muitas vezes, são desconhecidos ou inexplorados pela maioria dos clientes.

Franquia Home Office de Sucesso

Benefícios

  • Treinamentos de alta qualidade.
  • Período de “coaching”.
  • Marketing global e estrutura de comunicação institucional.
  • Acesso a portal exclusivo de operações contendo manuais, bancos de dados e ferramentas exclusivas.
  • Suporte técnico.

Investimentos

  • Negócio: Consultoria franquia home office
  • Investimento inicial: R$ 159.000 mil reais
  • Tempo de retorno de investimento: 18 a 36 meses

Franquias home office: Echosis

Uma das franquias home office que tem crescido bastante nos últimos anos é a Echosis. Ela é uma franquia online de marketing digital e soluções digitais, que se destacou pelos diversos prêmios e incentivos ganhos, contando atualmente com investidores brasileiros e internacionais. A Echosis passou a ser uma franquia pela grande demanda de serviços que a empresa recebia e atualmente é uma das franquias mais promissoras do Brasil.

  • Negócio: Marketing digital home office
  • Investimento inicial: 19,9 mil reais
  • Tempo de retorno de investimento: 6 a 14 meses

Franquias home office: Information Planet

Outra empresa franqueadora de sucesso é a Information Planet. Esse negócio global tem mais de 20 anos no mercado e está presente em 13 países. Apesar de ter sido criada em Sydney, essa empresa foi criada por um brasileiro que foi para Austrália como intercambista. Ela conta com agências físicas apenas fora do Brasil. No entanto, ela está entre as melhores franquias para começar a investir, pois você pode atuar como consultor pelo sistema de franquias home office da empresa.

  • Negócio: Agência de turismo e intercâmbio multinacional
  • Investimento inicial: 3 mil reais
  • Tempo de retorno de investimento: 6 a 24 meses

Franquias home office: SeuEvento

A SeuEvento é uma franquia online trabalha com divulgação de anunciantes relacionados à formatura, casamento e outras festas. A empresa está há mais de 10 atuando no mercado, sendo bastante experiente em seu nicho. Ao trabalhar como um franqueado dessa empresa, o empreendedor irá recrutar anunciantes em sua cidade.

  • Negócio: Divulgação de eventos
  • Investimento inicial: 17 mil reais
  • Tempo de retorno de investimento: 6 a 15 meses

Franquias home office: Portal da Cidade

Já pensou em ter seu próprio veículo de comunicação? A franquia online do Portal da Cidade torna isso possível.  Ele é um portal de notícias online que tem como missão gerar informação local com qualidade e agilidade, fazendo isso de forma inovadora. É uma franquia muito interessante para quem busca entrar no mercado de comunicação, sendo também bastante rentável.

  • Negócio: Veículo de comunicação online
  • Investimento inicial: 22,5 mil reais
  • Tempo de retorno de investimento: 6 a 12 meses

Este guia rápido de franquias teve como objetivo de te ajudar a entender sobre franquias.

Espero que tenha te ajudo, se ficou com alguma dúvida, só comentar.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *