Por que investir em um negócio digital? Conheça os benefícios!

O mercado digital criou condições de crescimento para muitas empresas — mas também gerou inúmeras oportunidades de novos negócios. O ambiente online facilitou a oferta de serviços e a disposição de produtos, tornando o ato de empreender mais barato e ágil. No entanto, apesar do cenário favorável, muitas pessoas ainda se questionam por que investir em um negócio digital.

Diante dos abalos econômicos, é comum pensarmos bastante antes de investir em um novo negócio. Mas vale lembrar que o mercado digital ainda tem espaço para muitas ideias. Ele é capaz, até mesmo, de eliminar os limites geográficos de um negócio padrão. Continue a leitura e saiba mais!

Negócio digital: por que investir?

Alguns fatores pesam bastante na hora de decidir embarcar em um negócio digital. Antes de tudo, é importante lembrar que o brasileiro está online. Isso mesmo! De acordo com o IBGE, 64,5% de toda a população está conectada.

O que significa mais de 116 milhões de potenciais consumidores. Na prática, estamos falando de novos hábitos de consumo, tanto no mercado B2C (empresa x consumidor final pessoa física) quanto do mercado B2B (empresa x empresa). Abaixo, veja outros principais fatores a serem considerados.

Por que investir em um negócio digital

Investir em um negócio digital: caminho para redução de custos

Enquanto um negócio presencial requer investimentos em infraestrutura, funcionários, equipamentos e estoque, no negócio digital tudo fica mais fácil. É que essa modalidade permite empreender com número reduzido de colaboradores, não requer espaços físicos para armazenamento de produtos (na maioria dos casos) e dispensa a compra ou aluguel de estrutura física.

Um ótimo exemplo desse benefício é o crescimento de e-commerces e de plataformas de marketplace. Ambos apresentam uma variedade muito grande de produtos expostos que, não necessariamente, estão nos galpões de logística. Na verdade, apesar da variedade de produtos, a internet permitiu fragmentar o armazenamento junto aos fornecedores e otimizar o atendimento a demandas por encomendas específicas.

Grande parte das ações podem ser desenvolvidas e executadas em home office ou em estruturas reduzidas. Claro que tais condições irão depender do nicho e tipo de negócio escolhido. No entanto, a diferença — quando comparada às despesas de um negócio presencial — é perceptível.

Operação dinâmica

Com a versatilidade do ambiente digital, você será capaz de definir as melhores condições para desenvolver sua rotina operacional. Estamos falando de uma rotina mais dinâmica, com processos de fácil adaptação, desde o plano de negócios até a venda final de um produto ou serviço.

Neste sentido, é comum que negócios digitais invistam em atendimento diferenciado, prazos flexíveis e formas de comunicação personalizadas.

Marketing facilitado

Como os negócios digitais geralmente dependem de plataformas específicas, como um site, sistema e até mesmo as redes sociais, as estratégias de marketing passam a ser mais completas e facilitadas, o que pode significar redução significativa com este tipo de investimento, ao mesmo tempo em que o retorno por resultados é ainda maior.

Quais são os tipos de negócio digital?

Se até aqui você ainda não definiu qual é o tipo de negócio digital ideal para você, conheça alguns formatos que estão se dando bem no mercado.

Negócios na Internet

 

Lojas online (e-commerce)

Empreender no segmento do comércio ganhou novos ares com a internet. Já existem plataformas especializadas, voltadas especificamente para a estruturação dos comércios eletrônicos e muitas opções que facilitam a gestão financeira.

Start ups

Se ainda está se perguntando por que investir em um negócio digital, lembre-se: start ups de segmentos diversos ganharam o mercado, abrindo as portas para outros empreendedores. Tecnologia, engenharia, contabilidade e outras áreas entraram no segmento. Até as empresas voltadas à oferta de soluções financeiras e econômicas são bons exemplos da prosperidade desse mercado.

Infoprodução

Você sabia que já existem empresas e plataformas totalmente focadas na venda de materiais educativos? Aliado a boas estratégias de marketing, o mercado de infoprodutos, como e-books e videoaulas, é capaz de render boas cifras.

Agência de Marketing Digital

Agências de Marketing Digital

O novo cenário também abriu portas para novos negócios voltados ao marketing digital, focados em oferecer os melhores resultados quando o assunto é reconhecimento de marca, aumento de vendas e tantos outros cruciais para o sucesso de um negócio. Tenha a certeza de que uma agência de marketing digital pode ser uma ótima opção para quem deseja alavancar os seus resultados.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *